Poli, Jeff e Betinho

Poli, Jeff e Betinho

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ana de Hollanda, Ministra da Cultura




A primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff formou seu ministério incluindo 9 mulheres (Miriam Belchior, Tereza Campello, Izabella Teixeira, Ideli Salvati, Luiza de Bairros, Ana de Hollanda, Maria do Rosário, Iriny Lopes e Helena Chagas) são as mulheres escolhidas por Dilma para o primeiro escalão todas as escolhas foram muito bem pensadas pela presidenta, porém na minha opinião a melhor escolha foi a da Cultura, Ana Buarque de Hollanda, irmã do grande músico Chico Buarque e filha de Sérgio Buarque de Hollanda um dos mais conceituados historiadores que o Brasil já teve.

Em seu discurso de posse, a nova ministra (e primeira mulher a assumir a pasta) disse que "os Brasileiros precisam consumir mais cultura", é um caso muito difícil senhora ministra, pois a grande maioria dos brasileiros não tem nem conhecimento da palavra Cultura e acham que quem a possui só são as pessoas ricas, mas acredito que com empenho agente chega lá.

O que falta na verdade é um incentivo maior aos municípios do Brasil para as questões culturais, muitos municípios  não possuem uma Secretária Municipal de Cultura onde esta na maioria das vezes é fundida com a Secretaria de Educação. Sim é óbvio que não podemos separar a Cultura da Educação, não são fatores isolados, porém essas duas esferas possuem trabalhos diferenciados e que requer uma atenção peculiar a cada um deles.

A cidade de Riachão do Dantas por exemplo, não possui uma Secretaria de Cultura, existe uma Diretoria de Cultura associada a Secretaria de Educação que segundo a lei orgânica do município deve ser nomeado para essa função um Diretor de Cultura que não sabemos quem é até o exato momento.

Essas questões burocráticas dificultam o processo de difusão da cultura para todos os cantos do país, inicialmente porquê muitos gestores municipais não se interessam por tal assunto, ou não possuem conhecimento algum sobre Cultura, perpetuando aquela história que Cultura só possui gente rica, enquanto o pobre fica fadado ao desconhecimento de suas raízes.

É exelentíssima ministra, há muito trabalho pela frente e tenho certeza que as suas experiências na Secretária Municipal de Cultura de Osasco e na FUNART vão te ajudar. Como eu queria te entrevistar ministra, a senhora nem sabe a vontade que tenho de discutir assuntos culturais com a senhora.

Abração a todos!!!

Jeferson Vidal




Nenhum comentário:

Postar um comentário